Aquarium Brasil
Atenção

Se você não está cadastrado clique em Registrar-se se já tiver cadastro Conecte-se!

Atenciosamente:

 
Redes Sociais




Total de visitas
estatisticas gratis
Últimos assuntos
» Vitaminas x Doenças
Qui Dez 07, 2017 9:05 pm por Diogo Monteiro

» turbinando minha ração
Qui Dez 07, 2017 6:46 pm por Diogo Monteiro

» Doença! peixe pega vermes? Sim, aprenda vermifugar
Qui Dez 07, 2017 5:39 pm por Diogo Monteiro

» O uso de ozônio no aquário, twinstar e outros.
Qua Dez 06, 2017 10:00 pm por Diogo Monteiro

» Porque meus bettas não crescem rápido?
Sex Dez 01, 2017 5:16 pm por AquariumBrasil

» Algas petecas, barba negra.
Qui Nov 30, 2017 11:19 am por Diogo Monteiro

» intoxicação devido a amônia.
Qui Nov 30, 2017 9:59 am por Diogo Monteiro

» Plantas low tech
Qua Nov 29, 2017 12:47 am por Diogo Monteiro

» pinhas, folhas de amendoeira
Qua Nov 29, 2017 12:43 am por Diogo Monteiro


Peixe Dojô

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Artigo Peixe Dojô

Mensagem por AquariumBrasil em Sex Nov 17, 2017 2:17 pm




Peixe Dojô Publicado em: 13 de janeiro de 2016 Para os leigos em aquarismo, o peixe Dojô pode assustar principalmente se apenas uma parte de seu corpo estiver a mostra, sendo facilmente confundido com uma cobra. Misgurnus anglillicaudatus Características O Peixe Dojô Misgurnus anguillicaudatus, da família Cobitidae, é muito resistente.

É um peixe que tem o costume de habitar o fundo e gostam de pouca luz, tanto na natureza quanto em aquários. Pode ser chamado de limpa fundo que, assim como o peixe limpa-vidro, consome alimentos e outros materiais que iriam entrar em decomposição no fundo do aquário. Apesar de serem peixes de fundo, é preciso ficar atento e manter o aquário bem tampado, pois o peixe cobra tem a peculiaridade de ser um grande saltador. São peixes de cardume na natureza, nativos do nordeste da Ásia, especialmente da China.

O ideal é ter no mínimo 5 exemplares no aquário. Outro aspecto interessante da espécie é quanto ao hábito noturno: o peixe Dojô gosta muito de se enterrar no substrato de aquários! Portanto, a escolha do substrato é muito importante para não causar ferimentos no peixe: o mais correto é usarmos areia grossa, ou pedregulhos de rio que possuem as bordas arredondadas. Por esse hábito de se enterrar pode-se ter prejuízos em aquários plantados. Atualmente estão aparecendo novas cores com cruzamentos em cativeiro. São peixes que vivem em águas de preferencia neutra, com Ph entre 6,8 e 7,0 e temperatura entre 12 e 25 graus. Dojô albino Alimentação Como já dissemos, se alimentam de restos de comida de outros peixes, devendo-se tomar cuidado na super alimentação dos mesmos.

Aceitam bem pastilhas de fundo, rações em flocos, minhocas, artêmias, bloodworms e caramujos. Reprodução Da família Cobitidae,  o dimorfismo sexual mais característico são fêmeas mais roliças que os machos, cujas nadadeiras peitorais são maiores. Também nos machos  é fácil de ver que o segundo raio da nadadeira peitoral é estendido e dobrado ligeiramente para cima.

A reprodução em aquários até o momento é bastante difícil, mas não impossível. A primeira coisa a fazer é ter um bom número de exemplares para que se formem casais. Após o acasalamento, como são ovíparos, a fêmea libera os ovos no substrato e até em troncos, e o macho os fertiliza em seguida. Os adultos não cuidam dos filhotes, e irão devorar os ovos se tiverem a oportunidade. Sendo assim, estes devem ser retirados do aquário. Os ovos eclodirão em alguns dias e, após a eclosão, os alevinos irão consumir o saco vitelino. Passada essa fase, podem ser alimentados com náuplios de artêmia, microvermes, infusórios ou ração específica para alevinos de ovíparos. No Japão existe uma espécie na qual as fêmeas conseguem se reproduzir sem a presença de machos da espécie! Inclusive, as fêmeas estimulam a desova com espermas de outras espécies.


Bem-Vindo Convidado ao Fórum Aquarium Brasil


  • Leia as regras do Fórum Aquarium Brasil.
  • Antes de criar um tópico, verifique se sua questão já não foi respondida.
  • Se sua questão foi resolvida, marque-a clicando no botão resolvido para organizar o fórum!


Junior Silva - Administrador/Fundador


Estamos online á 1786 dias, desde Sex Jan 25, 2013 10:52 am
avatar
AquariumBrasil
Administrador
Administrador

Masculino
Data de inscrição : 25/01/2013
Mensagens : 97
Pontos : 200

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum