Aquarium Brasil
Atenção

Se você não está cadastrado clique em Registrar-se se já tiver cadastro Conecte-se!

Atenciosamente:

 COLETÂNEA: Projetos de Filtros Externos Caseiros MMkE1bC
Aquarium Brasil
Atenção

Se você não está cadastrado clique em Registrar-se se já tiver cadastro Conecte-se!

Atenciosamente:

 COLETÂNEA: Projetos de Filtros Externos Caseiros MMkE1bC
Total de visitas
visitas
Últimos assuntos
» Vitaminas x Doenças
COLETÂNEA: Projetos de Filtros Externos Caseiros EmptyQui Dez 07, 2017 9:05 pm por Diogo Monteiro

» turbinando minha ração
COLETÂNEA: Projetos de Filtros Externos Caseiros EmptyQui Dez 07, 2017 6:46 pm por Diogo Monteiro

» Doença! peixe pega vermes? Sim, aprenda vermifugar
COLETÂNEA: Projetos de Filtros Externos Caseiros EmptyQui Dez 07, 2017 5:39 pm por Diogo Monteiro

» O uso de ozônio no aquário, twinstar e outros.
COLETÂNEA: Projetos de Filtros Externos Caseiros EmptyQua Dez 06, 2017 10:00 pm por Diogo Monteiro

» Porque meus bettas não crescem rápido?
COLETÂNEA: Projetos de Filtros Externos Caseiros EmptySex Dez 01, 2017 5:16 pm por AquariumBrasil

» Algas petecas, barba negra.
COLETÂNEA: Projetos de Filtros Externos Caseiros EmptyQui Nov 30, 2017 11:19 am por Diogo Monteiro

» intoxicação devido a amônia.
COLETÂNEA: Projetos de Filtros Externos Caseiros EmptyQui Nov 30, 2017 9:59 am por Diogo Monteiro

» Plantas low tech
COLETÂNEA: Projetos de Filtros Externos Caseiros EmptyQua Nov 29, 2017 12:47 am por Diogo Monteiro

» pinhas, folhas de amendoeira
COLETÂNEA: Projetos de Filtros Externos Caseiros EmptyQua Nov 29, 2017 12:43 am por Diogo Monteiro


COLETÂNEA: Projetos de Filtros Externos Caseiros

Ir para baixo

Artigo COLETÂNEA: Projetos de Filtros Externos Caseiros

Mensagem por AquariumBrasil Dom Jan 27, 2013 7:56 pm

Este tópico aqui serve como vitrine para projetos de filtros já realizados. Quem mais tiver projetos concretos e detalhados de filtros externos, preferencialmente com desenhos esquemáticos e/ou fotos, pode acrescentar aqui. Cada autor também pode e deve editar a sua mensagem sempre que tiver algo a acrescentar ou melhorar no seu projeto. Mas vamos manter as discussões e dúvidas sobre os detalhes de cada um dos projetos em tópicos normais dentro da sala...obrigado!

Poste aqui se projeto!


Última edição por AquariumBrasil em Sex Nov 17, 2017 11:13 am, editado 4 vez(es)
AquariumBrasil
AquariumBrasil
Administrador
Administrador

Masculino
Data de inscrição : 25/01/2013
Mensagens : 97
Pontos : 202

Ir para o topo Ir para baixo

Artigo Filtro Externo em PVC

Mensagem por AquariumBrasil Dom Jan 27, 2013 8:01 pm

A ideia de ter um filtro externo surgiu pouco antes de entrar para a lista de discussão da Aquarium-BR (atual Aquariomagia). Visitando sites brasileiros e estrangeiros, notei que havia uma certa aversão ao uso do filtro biológico de fundo (FBF), principalmente por parte de especialistas em aquários plantados.

A ideia

Buscando maiores informações, tive a oportunidade de trocar idéias com os membros da Aquarium-BR, sendo que vários me afirmaram ser possível manter um aquário plantado saudável mesmo utilizando apenas o FBF. Então, de uma hora para outra, começaram a aparecer algas e mais algas sobre as minhas plantas. Sabia que o problema era a concentração elevada de nutrientes na água. Decidi que era hora de ter um filtro externo, que realizasse filtragem biológica e principalmente, química. Só havia um problema: meu aquário possui tiras de vidro fazendo quase todo o seu contorno, as famosas travas de segurança. O que eu iria fazer? Gastar dinheiro em um filtro comum para tentar adaptá-lo cortando ou colando algo nele? Comprar um filtro externo mais caro, que é facilmente adaptado em qualquer aquário, mas que custa centenas de reais? Nada disso, lembrei de alguns projetos de filtros caseiros que membros da Aquarium-BR haviam criado, e resolvi criar meu próprio filtro.

A construção

Os materiais que utilizei foram canos de PVC com 40mm, cola para PVC, 6 conexões do tipo "cotovelo", lã de filtro e carvão ativado. Cortei os canos de acordo com a altura do meu aquário, basicamente na forma de um "U", ou seja, um sistema de vasos comunicantes. Deixei um dos lados deste "U" mais alto, por questões de segurança (para evitar que a água caísse pelo lado errado) , e também para não forçar a bomba a realizar a filtragem. Ela é responsável apenas por levar a água ate o cano mais alto, e a gravidade faz a água circular. Dentro deste cano mais alto, coloquei a lã, em forma de rolinho, e o carvão ativado dentro dela, fazendo uma espécie de "rocambole" com os elementos filtrantes. Estou utilizando a própria bomba do FBF (nao desativei o FBF, e nem pretendo), que tem uma vazão de 400 L/hora, isto dá aproximadamente, uma vazão de 200 a 250 L/hora filtrados.

COLETÂNEA: Projetos de Filtros Externos Caseiros Filtrotiagocp

Desempenho e Custos

O sistema esta funcionando a cerca de 3 semanas, e neste tempo já pude notar uma mudança significativa na água. Esta se tornou mais cristalina, ao invés do tom amarelado que possuía antes, as algas começaram a desaparecer e até mesmo alguns peixes estão se mostrando mais ativos do que antes. Um dos maiores atrativos deste filtro, além da possibilidade de ser utilizado em praticamente qualquer aquário, é o seu preço: comprei cerca de 2 metros de cano, 6 conexões, cola, lã e carvão ativado, além da mangueirinha que leva a água ate o tubo, e tudo isso custou cerca de R$ 10,00. Pretendo trocar mensalmente metade da lã (para preservar a cultura de bactérias, como em qualquer filtro externo), e o carvão ativado. Como conclusão, penso o seguinte: o FBF é um ótimo filtro, mas o aquarista deve fazer sifonagens periódicas no cascalho, ele apenas fica devendo na parte da filtragem química. E neste ponto que um filtro com carvão mostra toda a sua utilidade.

Este filtro é obra de Tiago Cielo Pontelli, sendo de sua total propriedade tudo o que está escrito acima. Material este, que foi cedido gentilmente ao Aquarium Brasil. Para maiores dúvidas o seu e-mail é pontelli@infoway.com.br ou tiagopontelli@uol.com.br.
AquariumBrasil
AquariumBrasil
Administrador
Administrador

Masculino
Data de inscrição : 25/01/2013
Mensagens : 97
Pontos : 202

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos